A corrida para excelência não tem linha de chegada.
David Rye

sábado, 6 de novembro de 2010

Para que serve o seguro prestamista?

Por se tratar de uma modalidade de seguro de vida em grupo, garante a liquidação de sua dívida ou o pagamento de um determinado número de parcelas, dependendo do contrato, na hipótese de morte, invalidez permanente total por acidente, desemprego involuntário e perda de renda do autônomo.
A proteção financeira para a quitação do saldo da dívida ou de um determinado número de parcelas, caso aconteça algum imprevisto, oferece vantagens para consumidores e empresas.
Para as empresas, é instrumento auxiliar na redução da inadimplência, e para os familiares de quem contraiu o empréstimo, é garantia de manutenção do patrimônio adquirido.
Essas são as principais características desse seguro – até há pouco tempo quase inexplorado no Brasil – que, aliadas à inserção da população de menor poder de compra no mercado de consumo, promoveram seu crescimento nos últimos anos.
O consumidor não compra o seguro prestamista diretamente com a seguradora, mas se a loja ou financeira tiver parceria com uma companhia de seguros, o comprador terá a opção de contratá-lo.
Além de trabalhar junto com redes varejistas e financeiras para a venda de seguro prestamista, as seguradoras firmam parcerias com bancos para a oferta do produto atrelado ao crédito consignado. Mas o principal canal de distribuição são as redes de varejo, superando os bancos.
Entre 2003 e 2008, o faturamento do seguro prestamista saltou de R$ 227,5 milhões para R$ 2,3 bilhões – com crescimento acima de mil vezes. A expectativa é de que esse tipo de seguro continue em expansão, porém em ritmo menos intenso, em decorrência da queda no volume de crédito ofertado, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, em decorrência da crise econômico-financeira internacional.
No entanto, a perspectiva é de que a desaceleração de crédito e da atividade econômica geral aconteça em menor escala no país.
Embora o Brasil não esteja incólume à crise mundial, análises de especialistas apontam para efeitos menos danosos em relação a outros países, com base no desempenho da economia brasileira. Segundo o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o país se encontra mais fortalecido pela robustez do mercado doméstico – grande responsável pelo desempenho extraordinário do seguro prestamista.
Tudo Sobre Seguros destaca como você pode preservar os bens que comprou com financiamento e garantir a concessão de crédito para suas compras.

Fonte: Tudo Sobre Seguros

Nenhum comentário:

Postar um comentário