Quem circula a maior parte do tempo pelas vias do Rio Grande do Sul e está sem pontos registrados na habilitação conta com 5% de desconto ao contratar ou renovar o seguro de automóvel da Porto Seguro (www.portoseguro.com.br). A prática, inédita no mercado segurador, chega agora ao Estado e é válida para apólices com vigência iniciada a partir de 1º de julho de 2011.
O desconto faz parte das ações desenvolvidas pela Companhia para estimular os motoristas a serem mais cuidadosos e gentis no trânsito, por meio do Movimento ‘Trânsito+gentil’ (www.transitomaisgentil.com.br). Outro objetivo é incentivar os condutores a evitarem práticas que possam gerar autuações, acidentes e demais ocorrências (confira adiante).
“Partimos da premissa de que os motoristas com ‘zero’ pontos na carteira devem conduzir seus veículos com mais cautela e que isso pode ser decorrência de quem promove mais a gentileza no trânsito. Por isso, decidimos valorizar essa atitude com 5% de desconto no prêmio líquido do seguro”, conta Marcelo Sebastião, diretor de Auto da Porto Seguro.
O desconto será concedido tanto para quem já é segurado Auto Porto Seguro, como para novos clientes que contratarem o seguro, em todas as cidades gaúchas. Na renovação, o segurado poderá obter novamente a vantagem, desde que não tenha tomado pontos durante o ano anterior à data do seguro. “Com esse estímulo, queremos incentivar os condutores a terem um comportamento que priorize boas práticas à direção”, explica Sebastião.
Além do benefício ‘Zero Ponto’, clientes Porto Seguro Auto obtêm mais descontos no valor do seguro ao pagá-lo com o cartão Porto Seguro Visa, que pode ser solicitado diretamente ao corretor. A utilização do cartão no dia a dia também gera descontos e benefícios por conta do programa de relacionamento. Saiba mais em www.cartaoportoseguro.com.br.
Principais infrações no Estado
No Rio Grande do Sul, as principais infrações de trânsito cometidas pelos motoristas são: Excesso de velocidade (1º); conduzir veículo com características adulteradas (2º); e estacionar em local indevido (3º). Até abril, essas três práticas resultaram em mais de 374 mil autuações, de acordo com dados do DETRAN-RS. Em todo o Estado, o número total de infrações registradas em 2011 já chega a mais de 664 mil.
Atualmente, mais de 4,8 milhões de veículos circulam pelo Rio Grande do Sul. Até março, mais de 68 mil novas unidades foram emplacadas em todo o Estado, que possui cerca de 4 milhões de condutores.
Conscientização com humor
O movimento “Trânsito+gentil” envolve ações que estão programadas para acontecer durante todo o ano de 2011. Vídeos e outros materiais serão veiculados principalmente na internet. É possível acompanhar vídeos e ações pelo site da campanha: www.transitomaisgentil.com.br. Os internautas também podem seguir o “@transitogentil” no Twitter.
“A ideia da campanha surgiu a partir da percepção de que a intolerância no trânsito tem aumentado”, explica Fabio Luchetti, vice-presidente executivo da Porto Seguro. “O tempo gasto com transporte já é suficientemente estressante. Por isso, nossa intenção é estimular a reflexão por meio do humor e do testemunho de figuras públicas, que também são motoristas, para que as pessoas evitem ou não agravem situações que diariamente causam mais desgaste e até mesmo violência nas ruas”, completa.
Para gravar os vídeos, a Companhia convidou personalidades que atuam em novelas, programas de humor, comédias “stand-up”, entre outras. Estrelas como Giovanna Antonelli, Marco Luque, Reynaldo Gianecchini, Eriberto Leão, Alexandre Slaviero, Marcelo Mansfield, Caco Ciocler, Ângela Dip, Eduardo Martini, entre outros, participam da divulgação do conceito.
Comportamento humano e trânsito
Para desenvolver as ações promovidas ao longo da campanha, a Porto Seguro se baseou em diversos estudos sobre a relação entre comportamento humano e trânsito. Entre as fontes consultadas, estão alguns estudos, como “Driving Anger Scaler” (Deffenbacher, Oetting e Lynch, 1994), que identificou as situações que mais “irritam” o motorista no trânsito (dirigir colado à traseira do carro; com o farol alto aceso; ultrapassagem pela direita; pedestre que atravessa a rua lentamente; congestionamentos; buzinaço; entre outras). Levantamentos de instituições de trânsito brasileiras, como o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), estimam que, todos os anos, 35 mil pessoas morrem no país vítimas de acidentes de trânsito causados por falha humana.
Fonte: Porto Seguro
Nenhum comentário:
Postar um comentário