Serviço é distribuido para cerca de 30 milhões de brasileiros |
Cotidiano Digital - Da Redação
A Agência Nacional de Telecomunicações divulgou nesta semana que o Brasil acumula um crescimento de 21,4% no número de assinantes de TV por assinatura em 2010. No ano, já registra uma adição de 1.600.341 novos assinantes.
Hoje, considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE (3,3 pessoas), atualmente, os serviços de TV por Assinatura são distribuídos para cerca de 30 milhões de brasileiros e prestados através de sinais codificados por meio de diferentes tecnologias: meios físicos (TV a Cabo - TVC), microondas (Distribuição de Sinais Multiponto Multicanais - MMDS) e satélite (Distribuição de Sinais de Televisão e de Áudio por Assinatura via Satélite - DTH).
Em setembro de 2010, os serviços via satélite (DTH) cresceram 4,1% ante uma evolução de 4,3% no mês anterior. O número de assinantes que recebem os serviços via TV a Cabo (TVC) cresceu 1,5% em setembro, em agosto era de 2,1%. As prestadoras de MMDS perderam, aproximadamente, 1,4% de sua base de assinantes no mesmo período. Em 2010, os serviços de DTH acumulam crescimento de 41,7%. No mesmo período, TVC obteve um crescimento acumulado de 11,4%.
Como consequência da contínua expansão dos serviços de DTH em relação às demais tecnologias, houve nova ampliação da participação dos serviços prestados via satélite no mercado de TV por Assinatura. Em janeiro de 2010, os serviços DTH representavam 37,4% do mercado nacional e os serviços prestados via TV a Cabo possuíam 57,9% de market share; ao fim de setembro de 2010, a participação do DTH atingiu 43,4% da base e os serviços a cabo passaram a atender 53% dos assinantes.
Nos últimos 12 meses, as regiões Norte e Nordeste tiveram crescimento acima da média nacional, com 62,3% e 43,7%, respectivamente. Na região Sul, foi registrado o menor crescimento percentual, de 21,9%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário