A corrida para excelência não tem linha de chegada.
David Rye

domingo, 17 de julho de 2011

Como escolher um seguro auto?

Allianz Seguros dá dicas de como avaliar apólices de seguros


A expectativa do mercado automotivo para 2011 é alta. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o setor cresceu 9,20% (veículos emplacados) nos primeiros cinco meses de 2011, em comparação ao mesmo período do ano anterior.


Como o segmento de seguro de automóvel é impulsionado pela venda de veículos zero, a expectativa é que esse mercado amplie a oferta de seguros em 6% neste ano (dados da Fenseg). Quanto mais carros nas ruas, mais pessoas se preocupam em contratar uma apólice.


“Pesquisar bastante é essencial, mas também existem medidas simples que podem aliviar o bolso na hora de contratar o seguro de automóvel”, explica Pedro Pimenta, superintendente de Automóvel da Allianz Seguros.


Confira abaixo algumas dicas que a Allianz Seguros preparou sobre como proceder antes de fechar ou renovar seu seguro auto:


• Verifique se a corretora e seguradora possuem autorização de funcionamento junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep), que é o órgão fiscalizador das operações de seguro, previdência complementar aberta e capitalização.

• Na hora de contratar um seguro Auto, entre em contato com o seu corretor. Um bom profissional deve analisar seu perfil de risco e ajudá-lo a encontrar o produto mais adequado.

• O valor do seguro é resultado de um cálculo que leva em conta os serviços de cobertura contratados (colisão, incêndio, roubo, responsabilidade civil e serviços adicionais), o perfil de risco do segurado (baseado em informações pessoais e dados do veículo) e as estatísticas de sinistro da seguradora. Quanto maior o risco, maior o valor do prêmio – importância paga pelo segurado na contratação da apólice.

Imagine que, em um descuido qualquer ao volante, o segurado colide em um carro caríssimo. Um processo pode prejudicar a vida de quem não conseguir cobrir o dano. Portanto, é importante avaliar com cautela as importâncias seguradas que serão contratados para danos materiais, corporais e morais a terceiros.

• Quem comprou um carro zero conta com a possibilidade de ser reembolsado, em caso de sinistro, pelo valor de um automóvel novo, até seis meses após a saída da concessionária. É importante observar se sua seguradora oferece essa cobertura.

• Antes de comparar os valores do seguro, o consumidor deve analisar se as coberturas oferecidas atendem as suas necessidades, se os valores de indenização são compatíveis com os eventuais prejuízos que possam ocorrer e se há uma garantia de prazo de indenização.

• É importante observar que quanto maior a participação do segurado na franquia, menos pagará pelo seguro. Portanto, veja se o seu orçamento comporta o valor da franquia escolhida em caso de eventual acidente com o seu veículo.

• Os dados do consumidor devem ser informados corretamente, para que este tenha direito à indenização, em caso de sinistro. O seguro leva em conta, por exemplo, idade do motorista, estado civil, sexo, se o carro é guardado em garagem ou estacionamento e a região em que circula a maior parte do tempo.

• É necessário avaliar também se a seguradora oferece benefícios extras que podem ajudar em caso de sinistros, como carro reserva e o limite de quilometragem oferecido pelo guincho.

• O bônus de seguro é pessoal e intransferível. Trata-se de uma bonificação ao bom condutor, por ter seguro por um ano e não tê-lo utilizado. Você pode mudar de corretor e de seguradora e manter o benefício. O bônus é concedido a partir do 1º ano de renovação do seguro, com determinado percentual de desconto sobre o prêmio pago à seguradora. Essa dedução é cumulativa, até chegar ao 5º ano consecutivo sem sinistro.

Fonte: Allianz Seguros



Sobre a Allianz Seguros
No país há 107 anos, a Allianz Seguros está presente em todo o território nacional por meio de suas 60 filiais, 1300 funcionários e com o apoio de cerca de 14 mil corretores, os responsáveis pela comercialização de seus produtos e serviços para pessoas e empresas. A Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial.

A Allianz Seguros é uma empresa do Grupo Allianz SE, um dos líderes mundiais em seguros e o maior da Europa. O grupo conta com 153 mil funcionários que atendem cerca de 75 milhões de clientes em mais de 70 países. Além de oferecer produtos e serviços, a Allianz também se destaca na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia.

A Allianz SE é membro da Transparência Internacional e apóia os princípios do Pacto Global das Nações Unidas e as Diretrizes da OCDE para Multinacionais por meio de seu Código de Conduta. A organização é uma das líderes do setor de seguros no índice Dow Jones de Sustentabilidade, listado no FTSE4GOOD e no Carbon Disclosure Leadership Index (Carbon Disclosure Project, CDP6).


Data: 15.07.2011 - Fonte: Allianz

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