A corrida para excelência não tem linha de chegada.
David Rye

domingo, 9 de outubro de 2011

Catástrofes puxam preços de seguros em regiões mais atingidas este ano

Em resposta às perdas catastróficas ocorridas no mundo nos seis primeiros meses do ano, houve um reajuste médio de 10% nas taxas das apólices da linha de property(propriedades), revela o Relatório Insurance Market Update Third Quarter 2011 (Atualização do Mercado de Seguros – 3º Trimestre de 2011), publicado pela corretora de seguros Marsh, tendo como base a evolução ocorrida nos últimos três meses.


Mas as altas em alguns países ainda são maiores. De acordo com o estudo, as apólices de seguros no Japão tiveram aumento de até 50% nas renovações. Na Austrália, onde ocorreram diversos prejuízos devido às inundações no início de 2011, as taxas sofreram ajuste de até 5% nos programas de seguros (não envolvido mineração). De acordo com o relatório, a capacidade global de seguros continua ampla, mas as seguradoras e resseguradoras adotaram duras políticas, principalmente para as regiões mais afetadas pelas recentes perdas catastróficas. Essas regiões com maiores exposições estão enfrentando dificuldades nas renovações.


Responsabilidade. No mundo todo, a maioria dos seguros de Responsabilidade Civil (RC) foi renovada com a mesma taxa ou com pequenas reduções. Por exemplo, o mercado dos EUA de seguros de responsabilidade permaneceu com taxas estáveis. Os seguros de administradores (D&O ou Directors & Officers), em praticamente todos os principais mercados, com exceção da China, apresentaram queda nas taxas. Da mesma forma, as taxas de seguro de RC profissional e para a cobertura de responsabilidade para as instituições financeiras caíram em quase todos os principais países. O relatório também identifica a crise da dívida soberana da Europa como outro risco para as seguradoras e resseguradoras. Na região, os riscos são de investimento em títulos públicos, títulos de dívida corporativa ou participação acionária em empresas com exposição.


Marsh. A Marsh, líder mundial em corretagem de seguros e consultoria de riscos, trabalha em conjunto com seus clientes para definir, desenhar e distribuir soluções inovadoras e específicas para cada uma das indústrias, auxiliando-as a proteger seu futuro e a prosperar. Conta com cerca de 25 mil colaboradores que auxiliam na prestação de consultoria e capacidades transacionais para clientes em mais de 100 países. Pertence ao grupo Marsh & McLennan Companies, uma companhia global de serviços profissionais com 52 mil colaboradores no mundo e com vendas anuais superiores a US$ 10 bilhões, da qual também fazem parte a Guy Carpenter, especialista em riscos e resseguros; a Mercer, consultoria em RH e serviços de aconselhamento financeiro relacionados; e a Oliver Wyman, consultoria em gerenciamento. Suas ações (símbolo: MMC) são negociadas nas Bolsas de Nova Iorque, Chicago e Londres.

Data: 07.10.2011 - Fonte: Viver Seguro

Nenhum comentário:

Postar um comentário