A corrida para excelência não tem linha de chegada.
David Rye

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Corretor no Simples pode aumentar a arrecadação da receita do governo

Ao falar sobre a carga tributária para os corretores de seguros pessoas físicas e jurídicas, o economista e professor da Escola Nacional de Seguros, Gustavo Mello, afirmou não enxergar melhorias para 2012.

Segundo Gustavo, o governo está com um aumento excessivo de despesas em todas as esferas e a situação dificulta a entrada do mercado de seguros no Super Simples, apesar de uma luta que já dura pelo menos cinco anos.

“Teremos um ano de eleição e não vejo redução de despesas por parte do Estado. Com orçamento apertado e diante da necessidade de superávit primário, não há como o governo abrir mão de receitas de tributos”, comenta.

Para o especialista, o mercado precisa se mobilizar e agir em conjunto com a Fenacor para tentar reverter esse quadro. “É necessário entender que a entrada do corretor no Simples, ao invés de reduzir a receita, vai aumentar e isso é o que eles precisam provar para o parlamento”, enfatiza Gustavo.

“Se fosse possível comprovar que é alto o índice de fechamento das pequenas corretoras e, com o Simples, o volume de falências diminuiria, mantendo uma base maior de corretores e fazendo com que a arrecadação do governo aumentasse, seria mais fácil conseguir a aprovação”, aponta Gustavo, enfatizando que é necessário diálogo e estudo do assunto por parte da cadeia produtiva do setor.

Cenário econômico
Gustavo explica também que, apesar dos impasses, o cenário econômico para 2012 é excelente para todas as corretoras de seguros, independente do porte. “A economia está crescendo, até o corretor especializado apenas em Seguro de Automóvel sairá no lucro, pois o setor automobilístico vem apresentando excelente performance, de modo que as frotas nas cidades tem acompanhado essa expansão”.

Nesse contexto, ele apontou que as corretoras vão se beneficiar também pela demanda de diversos produtos novos, “sobretudo, no caso das empresas, o Seguro Odontológico é um exemplo de forte demanda”, conclui.


Data: 11.01.2012 - Fonte: CQCS | Crislaine Cambuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário