A corrida para excelência não tem linha de chegada.
David Rye

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Seguro de Automóvel pode ter reajuste de até 20%

custo de reparação, além da maior incidência de roubos e furtos, pode elevar o Seguro de Automóvel em até 20% no estado de São Paulo. A projeção está entre as mais altas do país, mas nas demais unidades da federação o reajuste deve variar entre 10% e 15%, no mínimo, conforme análise do advogado especializado em seguros, Antonio Penteado Mendonça.
O cenário combina falta de mão de obra especializada em funilaria, inflação das peças de reposição e, sobretudo, a alta sinistralidade do ramo, que continua subindo.

Em 2011, o excelente desempenho em vendas da indústria automobilística afetou o mercado de autopeças que, diante da maior procura, aumentou os preços dos produtos. "A situação tem forte influência na alta dos preços da carteira de Auto", analisa Penteado Mendonça.

Em entrevista ao CQCS, o especialista reforçou que o volume de sinistros é crescente, tanto por roubo, quanto por colisão. "É claro que os ladrões preferem os carros novos. Além disso, as colisões tem aumentado na mesma proporção das vendas de veículos 0km, pois há muita gente que adquiriu o primeiro veículo e não tinha nenhuma experiência em dirigir", enfatiza.

Penteado Mendonça ressaltou ainda que a queda da taxa de juros afetou a rentabilidade das companhias, que não conseguem mais o retorno esperado com os investimentos realizados a partir do desempenho da carteira. "Tem muita seguradora perdendo muito dinheiro com o Seguro de Auto", exemplifica.


Data: 12.01.2012 - Fonte: CQCS | Pedro Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário