A corrida para excelência não tem linha de chegada.
David Rye

sábado, 28 de abril de 2012

Delegados da Polícia Federal apoiam Susep no combate ao mercado marginal de seguros

O superintendente da Susep (Superintendência de Seguros Privados), Luciano Portal Santanna, reafirmou, em palestra realizada no V Congresso dos Delegados da Polícia Federal, nesta sexta-feira (27/4), no Rio de Janeiro, a prioridade da autarquia quanto ao combate ao mercado marginal de seguros. Segundo ele, a Susep conta, desde meados do ano passado, com um grupo, dentro da Diretoria de Fiscalização, dedicado exclusivamente a este assunto. Santanna também propôs uma parceria com os delegados federais, que poderiam auxiliar na troca de dados e informações sobre os grupos que atuam na ilegalidade.


- Temos diversos tipos de crimes relacionados ao mercado marginal de seguros, como evasão de divisas, crime ao sistema financeiro, sonegação de impostos etc. Isso sem falar no principal: o golpe praticado contra o consumidor, que investe um recurso que, em casos como estes, ele poderá jamais reaver – disse Santanna.


Recentemente, a Susep fechou acordo com a Receita Federal, visando a troca de informações sobre empresas que atuam marginalmente nos setor. Em sua maioria, são associações que vendem seguro sem estarem devidamente regulamentadas. Com isso, deixam de recolher impostos e não são fiscalizadas pela Susep.


-Nem sempre é fácil ter acesso à planilha destas empresas. Elas alegam que não são fiscalizadas pela Susep, portanto, não têm essa obrigação. Somos obrigados a ajuizar uma ação na Justiça para podermos atuar plenamente – revelou Santanna.


A Susep tem atuado aplicando multas e suspendendo funcionamento de empresas que atuam de forma irregular. Desde abril de 2011, foram aplicados R$ 128 milhões em multas.


- O consumidor, muitas vezes, é atraído pelo baixo preço do prêmio oferecido. Em sua boa fé, acaba sendo enganado. Por isso, aconselhamos que, antes de fechar qualquer contrato, que pesquise o nome da empresa no site da Susep (www.susep.gov.br). Temos o registro de todas as empresas legalizadas – salientou Santanna.


Em cerca de 90% dos casos, os problemas ocorrem no ramo seguro veicular. Existem também denuncias contra associações que vendem seguro de vida e auxílio funeral.

Data: 27.04.2012 - Fonte: Susep

Nenhum comentário:

Postar um comentário