Corretores que integram a comunidade do CQCS reclamam do não pagamento de comissões pela Federal de Seguros. O problema foi inicialmente levantado pelo corretor Raphael Vidal, da Vidal Corretora de Seguros. “Essa seguradora não está pagando minha carteira vitalícia do ramo vida há cerca de um ano. Soube também que outros corretores não estão recebendo”, denunciou.
A questão chamou a atenção de outros profissionais, tais como Sergio Herescu, que sugeriu uma imediata execução judicial de cobrança, já que o valor é devido. Por sua vez, Evaldo Alves de Paula revelou que sua corretora está enfrentando o mesmo problema. “Aqui em Minas Gerais utilizei os serviços do Sincor-MG e boa parte dos atrasos foi resolvida. O que essa seguradora tem que entender é que a comissão é nossa, pois o cliente pagou o prêmio”, comentou.
Pior ainda é a situação enfrentada por Luiz Adalberto da Silva. Segundo ele, há mais de seis anos que a Federal de Seguros não paga a comissão referente a carteira vitalícia que lhe deve. “Isso é um ultraje”, disparou.
Diante da denúncia, alguns corretores anunciaram que não pretendem mais operar com a Federal. “Isso é um absurdo, estava até pensando em fazer um cadastro com eles”, revelou Rosemary dos Santos Duque.
Já o corretor Joubert Moreira de Abreu disse que o problema não se restringe ao não pagamento das comissões dos corretores. “A Federal não paga as indenizações de sinistros também. Tenho um processo de sinistro e tivemos de acionar a Justiça para cobrança. Já ganhamos na 1ª e 2ª instâncias por unanimidade e a Federal recorreu mais uma vez. Porém, sem apresentar nenhuma justificativa, recorreu somente para atrasar o pagamento. Essa cobrança já dura dois anos”, criticou.
Mas, para o corretor Dener Portugal, a saída é procurar operar com outras seguradoras. “Já procuraste saber quantas seguradoras há no país? O que estás esperando para procurar outra?!”, sugeriu.
Essa proposta provocou a reação imediata de Mirtes Oliveira Santos, para quem, de fato, existem centenas de seguradoras no Pais, porém, não é fácil tirar um cliente já colocada em uma companhia e levar para outra. “Existem vários fatores em questão: a dificuldade criada pela própria Federal em não aceitar pedido de cancelamento mesmo feito pelo próprio cliente; idade, carências e tempo de contribuição. Tudo isso dificulta migrar o cliente”, argumentou.
Fonte: CQCS
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