A corrida para excelência não tem linha de chegada.
David Rye

quarta-feira, 30 de março de 2011

Mulheres cada vez mais aprendem sobre mecânica


Na medida em que o carro está cada vez mais presente na rotina das mulheres, as montadoras, empresas e órgãos de áreas afins percebem a necessidade de essas motoristas entenderem a mecânica dos seus veículos para não ficarem em situação embaraçosa.
E para quem não quer ficar dependente da boa vontade do marido, pai, irmão ou, ainda, se sentir perdida quando precisa levar o carro na oficina, a solução é procurar um curso de mecânica voltado para a mulher. Pelo Brasil são oferecidas algumas dezenas deles e, o melhor, gratuitamente.
Cursos voltados para mulher ensinam mecânica básica
A Volkswagem, por exemplo, oferece o curso Mecânica Inteligente para Mulheres, conhecido como MIM. Ele foi pensado sob medida para elas. No curso da montadora, toda aluna recebe um caderno com conteúdo elaborado de maneira didática. Através de linguagem simples e direta, as informações permitem que a motorista entenda como o seu veículo funciona e como ela pode resolver problemas simples sem precisar da ajuda de ninguém. O curso é oferecido em centenas de concessionárias da rede.
“Foi ótimo fazer o curso. Eu não sabia nada de mecânica, nem trocar pneu. Ao aprender o funcionamento básico do carro, fico mais segura para pegar uma estrada, para aceitar ou não um possível orçamento. Além disso, é divertido esclarecer curiosidades bobas, como o motivo de não virar o volante com o carro já desligado”, conta Claudia Torres.
Outra empresa que já se sensibilizou em relação à necessidade da mulher motorista é a CCR Ponte, concessionária da Ponte Rio-Niterói. Lá é oferecido ao público feminino o curso Mecânica Básica Para Mulheres. A aula é gratuita, as vagas são limitadas a turmas de no máximo 50 pessoas, destinadas às motoristas que desejam entender um pouco sobre o funcionamento e manutenção dos veículos. O curso é ministrado por agentes de atendimento da CCR Ponte e o objetivo é fazer com que as motoristas saibam cuidar melhor do automóvel e consigam identificar alguns problemas em caso de pane. O curso é gratuito e a única exigência é que a mulher seja motorista habilitada.
A piloto de rali, Helena Deyama, em parceria com a Goodyear, oferece há dois anos o Curso de Mecânica Básica para Mulheres. “O curso é de mulher para mulher. Esse é nosso grande diferencial. As turmas têm um perfil eclético, mas observo que diferentes gerações frequentam juntas as aulas. Em geral, é a mãe que chama a filha, condutora novata e a avó acabam indo junto”, comenta.
Helena chama atenção para a importância desse tipo de curso principalmente para a questão da segurança das mulheres: “Quando uma mulher faz um curso como esse, ela está preparada para perceber, por exemplo, quando é hora de trocar as pastilhas de freio. Ela fica capacitada a entender os sinais que a mecânica dá alertando para os problemas”.
Mitos são derrubados o tempo todo. Marina Nascimento relata que antes de fazer o curso não abastecia carro com álcool, por orientação do marido. Depois do curso, entendeu o funcionamento do carro flex e começou a usá-lo somente quando acha vantajoso economicamente.
Velas, cabeçote, sistema de arrefecimento, cambagem, regulagem de motor etc, não são mais nomes que assustam as mulheres. Se elas dirigem mais, também querem aprender mais. E para quem está sem tempo ou tem preguiça de se deslocar para aulas presenciais, a Petrobras Distribuidora realiza o curso online Mecânica Para Mulheres.
Agora é só escolher!


Fonte: Bradesco Seguros

Nenhum comentário:

Postar um comentário