A corrida para excelência não tem linha de chegada.
David Rye

terça-feira, 28 de junho de 2011

Brasil é campeão mundial em número de raios

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil é o campeão mundial em número de raios. São, aproximadamente, 60 milhões de descargas por ano, enquanto que nos Estados Unidos são cerca de 30 milhões. O maior prejudicado é o setor elétrico com a queima de equipamentos, perda de faturamento, aumento das despesas de manutenção e penalizações. Seu prejuízo está avaliado em cerca de 600 milhões de reais, seguido pelas empresas de telecomunicações, com cerca de 100 milhões de reais, e as empresas seguradoras e de eletro-eletrônicos, com cerca de 50 milhões de reais cada.


No ano passado, 89 pessoas morreram após serem atingidas por raios no Brasil, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe. O número é menor que a média registrada entre 2000 e 2009, de 132 vítimas por ano. O levantamento mostra que o maior número de mortes aconteceu em São Paulo, com 12 casos em 2010. O Pará registrou oito mortes, seguido de Minas Gerais e Tocantins, com sete ocorrências cada.


Os números mostram o motivo pelo qual a proteção contra queda de raio é tradicional e integra a cobertura básica dos seguros residenciais, condominiais e empresariais. Que outros seguros incluem proteção contra raios? Quais são as possíveis coberturas adicionais? Como funciona este tipo de seguro? Tire estas e outras dúvidas na seção “O seguro cobre?” do site www.tudosobreseguros.org.br.

Fonte: Escola Nacional de Seguros

Nenhum comentário:

Postar um comentário