A corrida para excelência não tem linha de chegada.
David Rye

quinta-feira, 30 de junho de 2011

População desconhece coberturas de responsabilidade civil

A maior parte da população desconhece a importância do seguro para cobertura de danos materiais e/ou corporais causados a terceiros denominada de responsabilidade civil. Na opinião do executivo da Excelsior Seguros na Bahia, Nelson Uzêda, “existe pequena divulgação e até mesmo pouco conhecimento por parte de alguns profissionais da área”, afirma.

Esse tipo de seguro visa reembolsar ao segurado das indenizações pagas a terceiros em face de condenação, judicial ou extrajudicial, que possa acontecer em conseqüência de danos corporais e/ou materiais involuntários causados aos mesmos . No caso de acordo com terceiros somente será acatado pela Seguradora caso haja sua anuência.

Na esfera do segmento automotivo, por exemplo, existe o Seguro de Danos Pessoais Causados a terceiros transportados ou não por Veículos Automotores (DPVAT), que é obrigatório pela lei 6.194/74 . E também o RCF-V (Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos), que deve ser contratado a segundo risco, ou seja, só será acionado no que exceder ao prejuízo que for coberto pelo seguro obrigatório para a garantia de Danos Corporais .

A solução para aumentar a visibilidade e conhecimento das pessoas sobre a importância das coberturas de responsabilidade civil pode partir dos próprios profissionais do ramo, conforme explica Uzeda.

“Os corretores precisam divulgar mais aos seus clientes sobre a necessidade de proteção para as mais diversas ocorrências que são cobertas pelas modalidades existentes de seguros de responsabilidade civil”, completa.

Fonte: CQCS | Tania Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário