A corrida para excelência não tem linha de chegada.
David Rye

terça-feira, 28 de junho de 2011

Sites ampliam cotação online

Agora também é possível cotar e comparar preços de planos de saúde, empréstimos, financiamentos e seguros pela internet. Serviços de pesquisa online, antes restritos à comparação de valores de geladeiras, televisores e itens em geral, são oferecidos por dois sites especializados em multicotações de produtos financeiros: Cenário Capital e Corta Contas.


O sistema oferece ao consumidor ferramentas que buscam os menores preços da web. E o consumidor não paga nada pela consulta online. A diferença é que o usuário precisa preencher alguns dados para especificar seu interesse, já que o produto pesquisado não é tão simples e padronizado como um fogão, por exemplo.


No caso de um seguro de veículo, o internauta deve informar dados como modelo do automóvel, placa e se o mesmo é financiado. Em seguida, as informações são enviadas para empresas parceiras, que têm 48 horas para enviar as propostas. Os consumidores receberão as cotações por e-mail ou telefone.


Por duas vezes, o arquiteto de informação, Renan Manço, 22 anos, recorreu a um dos sites ao renovar o seguro de seu veículo. A primeira vez foi em 2010, quando encontrou uma diferença de preços grande e fechou com uma corretora que vendia a apólice R$ 380 mais barata que as demais.


Como trocou de carro este ano, o jovem usou o serviço novamente. Desta vez, a apólice de seguro foi oferecida pelo corretor da concessionária por cerca de R$ 4 mil, mas com a cotação online achou uma opção de R$ 3,5 mil. “O site atendeu minhas expectativas e cumpriu bem a promessa de pesquisa por melhores preços.”


A experiência do engenheiro Acácio Lioi, de 47 anos, também foi positiva, apesar de não ter fechado com nenhuma das empresas que lhe ofereceram orçamento para consórcios de automóvel. “Descobri a ferramenta ao navegar pela internet e nem sabia que existiam tantas empresas de consórcios.”


Segundo ele, a pesquisa ajudou para seu entendimento do mercado e deu-lhe base para cotar outras empresas. “Não levei apenas o preço em consideração, mas, uma série de fatores, entre eles a localização da empresa, que fica perto do meu trabalho.”


O sócio do Cenário Capital, Gustavo Lucas, conta ter trazido a ideia dos Estados Unidos, onde um site funciona como ferramenta de cotações online, principalmente para crédito estudantil. Como no Brasil esse tipo de crédito não é muito forte, ele ampliou o serviço para outros produtos.


O site une as duas pontas: as empresas interessadas em vender um serviço e os consumidores dispostos a contratá-lo e não sabem por onde começar. “Invertemos o caminho. O consumidor não precisa ir aos locais cotar preços, pois as empresas vão até ele”, explica.


As apostas para o mercado são grandes. Hoje, o site Cenário Capital tem cerca de 50 parceiros e contabiliza entre 1 mil a 1,2 mil visitas por dia, com 10% a 15% de cotações. A expectativa é atingir 10 mil visitas por dia até o fim do ano.
O Corta Contas, do Buscapé, surgiu da demanda não atendida pelo site principal. Segundo o gerente da página, Gustavo Pioto, as empresas queriam anunciar no Buscapé, mas o site não tinha como oferecer o serviço.


Entre as opções de pesquisa na página eletrônica está a do cartão de crédito, que tem uma dinâmica específica: o consumidor compara os cartões e caso tenha interesse no produto, preenche o formulário, que será enviado ao banco. O site registra quase 500 parceiros e 500 mil acessos por mês.

Fonte: Revista Cobertura | Gisele Tamamar

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