A corrida para excelência não tem linha de chegada.
David Rye

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Como agir ao se deparar com enchentes?

Cartilha para quando o motorista se deparar com enchente ou área alagada. O condutor deve parar imediatamente o automóvel, sem se arriscar em atravessar a área alagada


Em tempos de muita chuva e de caos e enchentes assolando Belo Horizonte e outros pontos do Estado, motoristas acabam se arriscando com seus carros, por vezes, de forma desnecessária. Tentando minimizar o desconhecimento e, claro, os prejuízos advindos dele, o grupo segurador Banco do Brasil e Mapfre elaborou uma pequena cartilha de orientações que devem ser seguidas quando o motorista se deparar com uma enchente ou área alagada.


De acordo com o diretor do grupo, Jabis de Mendonça, "em situações como essas, as seguradoras atuam no apoio ao cliente. No entanto, o consumidor deve ter consciência de algumas práticas que reduzem riscos, deve conhecer bem sua apólice e seguir as especificações". Essas são as orientações divulgadas: 4 Ao perceber o início de uma inundação, evite passar pelo local e desvie do caminho, garantindo a sua segurança e o seu automóvel; - se a água ultrapassar a metade da altura da roda, o veículo já corre o risco de sofrer panes mecânicas;


DIVULGAÇÃO


Áreas reconhecidamente de risco de alagamento, devem ser evitadas


- Acione imediatamente o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da seguradora e explique o cenário para que a empresa forneça as orientações necessárias para o momento; - Se o carro morreu no meio da enchente não tente dar a partida. A ação comprometerá ainda mais o motor, resultando até em sua perda; - Não efetue nenhum tipo de conserto até a avaliação do perito da seguradora. A empresa realizará uma vistoria técnica para avaliar os danos causados; - os especialistas também avaliam se o condutor colocou o veículo em situações de risco.


- Desde 2004, a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão que fiscaliza as operações de seguro, determinou que todos os planos se responsabilizem também por submersão total ou parcial do veículo em água doce, inclusive se ele estiver guardado no subsolo. - Entenda todas as especificações da sua apólice e siga as regras. Caso alguma das cláusulas não correspondam com a sua rotina de utilização do carro, avise imediatamente a seguradora para acertar as informações do contrato.


Data: 23.12.2011 - Fonte: Diário do Comércio - MG | Veículos | MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário