A corrida para excelência não tem linha de chegada.
David Rye

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Pacto de sustentabilidade desloca sentido de “perdas” para “indenizações tecnicamente apuradas”

“Os princípios de sustentabilidade são mundiais e não apenas para países emergentes. Foram estudados por um grupo multidisciplinar de várias nações”, explica o diretor da Bradesco Seguros e Previdência, sobre o posicionamento da indústria de seguros no que se refere às questões que envolvem o novo cenário da economia verde.


O executivo lembra que a Austrália, por exemplo, enfrentou no ano passado oito eventos não esperados em desastres naturais devido a inversões climáticas. “Houve um aumento de indenizações de US$ 8 bilhões de dólares no mercado australiano. Quanto ao Japão, que perdeu mais de 62 bilhões de dólares por causa do terremoto e tsunami na região de Fukushima, até agora só podíamos usar esse conceito de subtração devido ao caráter imprevisto das ocorrências”, acrescenta Velasques.


O executivo argumenta que, entre outros focos, os princípios ajudarão na previsibilidade das catástrofes. “Esses riscos, ao serem mais conhecidos e mitigados, não vão provocar perdas, mas indenizações que estarão perfeitamente desenhadas e tecnicamente apuradas pelos produtos para suportar os novos riscos que a humanidade enfrenta de uma maneira geral”, analisa.


Velasques aponta que o debate está muito avançado em algumas economias pelo estudo e pelo conhecimento. “Mas em geral quando o rio enche na Alemanha, a Holanda sofre até mesmo falta de comunicação em virtude das enchentes. Isso leva as entidades internacionais a discutir de forma mais compacta para que haja maior conscientização sobre os riscos. Em paralelo, deve haver um processo educacional, envolvendo seguradoras, colaboradores e parceiros de uma forma geral, seja corretores, clientes, fornecedores, ou ainda eterminados meios, como a mídia, que fazem com que a indústria seja mais forte”, finaliza.


Data: 21.06.2012 - Fonte: CQCS | Pedro Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário