A corrida para excelência não tem linha de chegada.
David Rye

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Príncipios para Sustentabilidade em Seguros

Durante realização do 48º Seminário do Internacional Insurance Society (IIS), 28 seguradoras brasileiras aderiram, via Cnseg, aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros, iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - Iniciativa Financeira (Unep FI). Com base em quatro metas básicas, os princípios fornecem um plano de ação global para desenvolver e expandir o gerenciamento de risco e soluções em seguros inovadores, necessárias para garantir energia renovável, água limpa, alimento seguro, cidades sustentáveis e comunidades resilientes a catástrofes.

Em mensagem enviada ao evento, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que durante anos as seguradoras estiveram na vanguarda do mundo corporativo alertando a sociedade dos riscos da mudança climática e, mais recentemente, de ameaças tais como os prejuízos à adversidade biológica e as crescentes pressões florestais, riscos e demais ecossistemas essenciais. "As seguradoras também reconhecem, cada vez mais, a necessidade de desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades de um mundo em rápida mudança", justificou.

Segundo o secretário, com um volume mundial de prêmio de mais de US$ 4 trilhões e mais de US$ 24 trilhões em recursos sob sua administração, "as seguradoras que incluem o conceito de sustentabilidade em suas operações comerciais podem catalisar os tipos de fluxos financeiros e de investimento, e perspectiva de longo prazo necessárias ao desenvolvimento sustentável."

De acordo com Solange Beatriz Mendes, diretora-executiva da CNseg, a confederação será fundamental como fonte de informação. "Pretendemos disseminar boas práticas, podendo contribuir de maneira significativa para o alinhamento das empresas signatárias aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros". A entidade espera concluir a plena propagação dos quatros pontos básicos dos Princípios até 2014, na média de um por ano.

Com a presença dos maiores líderes do mercado segurador mundial, o ato de adesão contou com a participação de 33 empresas de países como Japão, Nova Zelândia, Reino Unido, Espanha, Holanda, França, Noruega, Grécia, Africa do Sul, Canadá, Austrália e Brasil, representado pela CNseg e pelas empresas: Itaú Unibanco Seguros, Mongeral Aegon Seguros e Previdência, SulAmérica e Bradesco Seguros.

Achim Steiner, subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e diretor executivo do Programa, destacou o número de iniciativas do setor no âmbito da sustentabilidade. "As empresas estão se engajando em uma série de compromissos verdes. E a indústria de seguros é muito importante, pois já representa 8% do PIB mundial. O setor pode ser a mola propulsora para a sustentabilidade. Já somam mais de 30 signatários, e acho que esse número ainda vai crescer."


Data: 21.06.2012 - Fonte: Monitor Mercantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário