A corrida para excelência não tem linha de chegada.
David Rye

domingo, 31 de outubro de 2010

Previdência privada surge como opção de investimento futuro

Trabalhadores autônomos ou funcionários de empresas privadas e públicas podem garantir uma renda extra, após a aposentadoria, por meio de um plano de previdência privada. Comeste tipo de investimento, oferecido por bancos e financiadoras, a pessoa consegue manter o mesmo padrão de vida dos anos em que estava ativa. Dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida revelam que cerca de 101 mil pessoas no País são beneficiadas por essas coberturas.
Entre os estados brasileiros, a Bahia ocupa o segundo lugar no ranking de investidores, com a expansão da venda de previdências em 33,42% (o que significa que um total de R$ 289,22 bilhões em títulos foram comercializados entre janeiro do ano passado e o deste ano).
Quem ainda não conhece os planos de previdência privada deve ficar atento às diferenças nos tipos de investimento e valores a serem aplicados. O economista Pedro Gomes informa que as previdências complementares se dividem entre fechadas e abertas. 'A primeira é criada pelas próprias empresas, que oferecem um plano pós-aposentadoria especialmente para seus funcionários. Já a aberta é oferecida a qualquer pessoa que queira garantir uma aposentadoria, mesmo quenãotrabalhecomcarteira assinada', explica.
A publicitária Francine Barreto, dona de um salão de beleza em Pernambués, tem interesse em aderir aumplano de previdência aberta.
'Não conto com a previdência do INSS(Instituto Nacional do Seguro Social), porque não trabalho na minha área e não possuo carteira assinada. E como sou microempresária,a previdência é necessária para o futuro', diz.
Garantia Mesmo pensando em adquirir o plano, Francine ainda não escolheu a seguradora nem avaliou o valor que pretende investir. 'De qualquer forma, é um dinheiro a mais para ser gasto e que precisa ser bem avaliado', afirma. Segundo Gomes, as vantagens em se adquirir um plano são inúmeras, uma vez que funciona como uma garantia sobre a previdência do INSS. 'É uma poupança avançada, eterna, que a pessoa pode usar não só para ela, mas que também pode transferir para dependentes', salienta
O presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros e Capitalização da Bahia (SincorBA), George Carneiro, concorda:'Quem recebe hoje um salário maior que o teto da previdência social,que é de R$ 3,4 mil, opta por buscar essas outras alternativas

Fonte: IRB - Brasil Resseguros - 28/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário