A corrida para excelência não tem linha de chegada.
David Rye

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Susep recebeu uma denúncia de golpe a cada dia útil

A Susep recebeu de janeiro a setembro um total de 200 denúncias de tentativas de golpes. Isso representa uma média de 22 registros por mês ou ainda um comunicado a cada dia útil.


Mesmo assim, esses números estão bem abaixo do volume registrado pela autarquia no mesmo período do ano passado, quando foram feitas 912 denúncias de golpes.


A Susep recomenda que o cidadão tenha cuidado ao receber propostas "aparentemente" muito vantajosas feitas sem a devida comprovação de fonte confiável.


A autarquia lembra que, já há alguns anos, estelionatários vêm causando prejuízos a cidadãos, oferecendo o resgate de seguros e planos de previdência adquiridos no passado, mediante o pagamento prévio de valores a título de custas para liberação do resgate.


Na maioria dos casos, quando do contato feito pelos estelionatários, as empresas onde os seguros foram contratados já encerraram suas atividades, encontrando-se sob regime de liquidação extrajudicial.


Contudo, os liquidantes, designados pela Susep para vender os ativos das empresas em liquidação com o objetivo de pagar os credores (incluindo os segurados e beneficiários), em nenhuma hipótese solicitam pagamento prévio de qualquer valor para liberação de benefícios, e quando é feito contato com qualquer pessoa para recebimento de valores, este é feito de maneira formal, normalmente por carta ou edital.


Portanto, qualquer ligação telefônica, e-mail, ou contato feito por pessoa se identificando como servidor da Susep, CNSP, etc., onde seja solicitado qualquer tipo de pagamento para resgatar direitos referentes a planos contratados no passado, trata-se de tentativa de golpe, e deve ser denunciado imediatamente.

Data: 21.12.2011 - Fonte: CQCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário