A corrida para excelência não tem linha de chegada.
David Rye

terça-feira, 8 de maio de 2012

Saiba quais cuidados devem ser tomados ao contratar um seguro

É direito da empresa levar em conta o perfil do segurado para definir preço.


Acerto de benefícios por e-mail serve de garantia para o segurado.


As apólices de seguro deveriam cobrir o prejuízo em casos de roubo, acidente, invalidez, mas isso nem sempre acontece. O carro da promotora de vendas Dinah dos Santos foi furtado e ela não conseguiu recuperar o prejuízo.

Para pagar a indenização, a seguradora exige o que é praticamente impossível. "Eles querem que transfira o carro para o nome da empresa. Só que não tem como fazer isso, porque não foi encontrado o carro e o Detran precisa que seja feita a vistoria", explica. O caso está na justiça.

É direito da empresa levar em conta o perfil do segurado. Idade, a cidade onde mora, se já bateu o carro ou não. Tudo isso influencia no preço do seguro. O que não pode ser feito é negar o benefício em caso de atraso da prestação. "O benefício pode não ser integral, mas é proporcional, tendo em vista o seu número de contribuições", diz Têmis Limberger, promotora.


O empresário Tiago Resende vai receber o que tem direito porque processou a seguradora. O corretor avaliou o carro acima do preço de mercado. "Infelizmente ele não soube responder o motivo dos 10 mil de diferença no valor do carro", declara. Quando ele sofreu um acidente, a empresa não quis pagar o que estava na apólice.


A escolha do corretor é o primeiro cuidado que o segurado deve ter. É ele que faz a intermediação entre o consumidor e a empresa seguradora. Por isso é importante conhecer bem o profissional, de preferência que seja indicado por alguém. Não esqueça também de guardar tudo o que foi negociado com ele.

Desconto na renovação, serviços como carro reserva, chaveiro, encanador. Acertar estes benefícios também por e-mail é uma garantia a mais. "A seguradora acredita que todas as negativas que ela dá, apenas 10 a 15% dos consumidores, dos segurados vão ir atrás de uma indenização judicialmente, então eles contam com essa margem de lucro para eles", declara Leonardo Maldonado Rodrigues, advogado.

A promotora de vendas Josiane Kesseler foi atrás dos direitos da mãe, que não recebeu o seguro por invalidez. A empresa alegou que ela já estava incapacitada, antes de fazer o seguro, mas não fez a perícia para comprovar a doença. Isso é obrigação da seguradora. . “Eles acabam iludindo a gente com uma coisa que não é realmente o que eles tão falando", diz.

Em caso de problemas com a sua apólice, a Federação Nacional de Seguros orienta o consumidor a entrar em contato com a ouvidoria da corretora.



Data: 08.05.2012 - Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário