A corrida para excelência não tem linha de chegada.
David Rye

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Como evitar o roubo de cargas nas estradas

O número de caminhões, cresce também a demanda por transporte rodoviário de carga e, consequentemente, aumentam as precauções para evitar prejuízos e avarias. Diante desse cenário, várias são as normas e procedimentos a serem tomados para evitar o roubo de cargas, que vão desde os horários de viagem dependendo da distância, local de paradas para abastecimento, descanso, pernoite etc, até a tecnologia utilizada que deve se adequar às rotas e aos diversos tipos de carga, sendo que algumas cargas são mais visadas do que outras. É exatamente nestas questões que as Gerenciadoras de Risco possuem expertise para orientar os horários, as rotas etc para que a viagem seja a mais segura possível.

Cyro Buonavoglia, presidente da Gristec (
www.gristec.com.br), explica que o gerenciamento inicia-se no momento em que se contrata o frete, passa pela seleção do colaborador e só termina com a entrega da carga no destino certo. “O maior número de abordagens tem ocorrido nos locais de paradas, tanto para abastecimento e descanso principalmente, nas pernoites, quando os motoristas são abordados enquanto dormem e pegos de surpresa e nada podem fazer para impedir o roubo. Só a interferência de uma Gerenciadora de Riscos, quando o veículo é monitorado pode impedir o roubo nestes casos. Depende do tipo da carga, as abordagens acontecem nos mais variados locais”, afirma ele.

Sobre a GRISTEC – Fundada em 2005, a Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento - GRISTEC - é uma entidade de classe de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que tem como objetivo elaborar normas, critérios e certificações para o segmento, além de representar legalmente as empresas do setor. Oferece adesão espontânea às empresas que atuam com gerenciamento de riscos, tecnologia de rastreamento e monitoramento, e empresas com afinidade a essas atividades econômicas.


Data: 25.06.2012 - Fonte: Oficina da Comunicação Integrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário